Navegação – Mapa do site

Introdução

Os Jovens e os Caminhos de Futuro
Catarina Martins, Margarida Calafate Ribeiro, Marisa Matias, Paulo Peixoto e Tiago Santos Pereira

Texto integral

1Os textos reunidos neste número dos e-cadernos CES tiveram a sua origem num workshop intitulado “Os Jovens e os Caminhos de Futuro”, realizado no âmbito do Colóquio “Caminhos de Futuro – Novos Mapas para as Ciências Sociais e Humanas” que teve lugar na Universidade de Coimbra, de 18 a 21 de Junho de 2008, organizado pelo Centro de Estudos Sociais no âmbito das celebrações do seu 30º aniversário.

2Este Colóquio promoveu uma intensa reflexão sobre as relações, os diálogos e as tensões que marcam os territórios das Ciências Sociais e Humanas e os diferentes contextos em que elas se têm desenvolvido, quer a nível geográfico, quer a nível da sua inserção social.

3A reflexão, e os debates que ela suscitou, estruturaram-se, ao longo do Colóquio, em torno de sete temas, que procuraram traduzir a pluralidade e a amplitude das actividades desenvolvidas no CES: “As Ciências Sociais e Humanas: complementaridade necessária?”; “Teorias, Metodologias de Investigação e de Intervenção: analisar para transformar?”; “Interculturalidade e Pós-Colonialismos: é possível a igualdade na diferença?”; “A Universidade do Futuro: há lugar para as Ciências Sociais e Humanas?”; “Políticas Sociais e Novos Riscos Públicos: é possível combinar complexidade com equidade?”; “Governação e Dinâmicas Sociais Contemporâneas: um mundo de diversidades ou de homogeneidades?”; e “Globalização, Paz e Democracia: são possíveis alternativas à violência?”.

4Para além de um espaço de discussão em que, durante três dias, participaram primordialmente especialistas nacionais e estrangeiros em diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas, em estreito diálogo com os investigadores do CES, pretendeu-se criar também, no âmbito do Colóquio, um outro espaço que conferisse ainda maior sentido à discussão em torno dos “Caminhos de Futuro” e dos “Novos Mapas para as Ciências Sociais e Humanas”. De igual modo, foi nosso objectivo vincar a orientação estratégica do CES, que justifica os seus 30 anos de passado com uma audaz ambição de futuro, envolvendo no debate muitos daqueles que, através da participação nos programas de formação, através das publicações que emergem no CES, através das múltiplas oportunidades de debate, aqui encontram o estímulo necessário para o desenvolvimento de actividades de investigação. Assim, lançou-se um desafio a jovens investigadores, doutorandos ou recém-doutorados em Ciências Sociais e Humanas, convidando-os a apresentar comunicações e propostas de debate que antecipassem a discussão dos especialistas convidados para o colóquio e lhe lançassem reptos, levantando o véu sobre os rumos futuros que já hoje se desenham nas Ciências Sociais e Humanas. Responderam a este desafio cerca de uma centena de jovens investigadores em ciências sociais e humanas de diversos países, que a organização acolheu de forma aberta, após um processo de selecção inicial, independentemente do carácter mais ou menos acabado dos respectivos projectos, no sentido de proporcionar o mais amplo estímulo possível à discussão e ao intercâmbio de experiências. Mais do que a preocupação no sentido de uma arbitragem científica rigorosa, presidiu à edição deste caderno a intenção de dar testemunho não só de um dia extremamente rico de animada reflexão e aceso debate, como também de uma ampla variedade de temas e de uma larga diversidade de abordagens metodológicas adoptadas. Ao publicarmos as Actas do workshop, de um modo que quer reflectir, o mais possível, o desenrolar de um dia para nós memorável, pretendemos ainda afirmar a nossa convicção firme nos múltiplos e profícuos Caminhos de Futuro, que aqui vemos esboçar-se, ou mesmo, avançar já com passos decididos.

Topo da página

Para citar este artigo

Referência eletrónica

Catarina Martins, Margarida Calafate Ribeiro, Marisa Matias, Paulo Peixoto e Tiago Santos Pereira, « Introdução », e-cadernos ces [Online], 02 | 2008, colocado online no dia 01 Dezembro 2008, consultado a 22 Setembro 2017. URL : http://eces.revues.org/1479

Topo da página

Autores/as

Catarina Martins

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Artigos do/a mesmo/a autor/a

Margarida Calafate Ribeiro

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Artigos do/a mesmo/a autor/a

Marisa Matias

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Artigos do/a mesmo/a autor/a

Paulo Peixoto

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Artigos do/a mesmo/a autor/a

Tiago Santos Pereira

Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Topo da página

Direitos de autor

Licença Creative Commons CC BY 4.0

Topo da página
  • Logo Centro de Estudos Sociais
  • Logo Universidade de Coimbra
  • Logo Universidade de Coimbra - Património Mundial em 2013
  • Les cahiers de Revues.org